A importância da internet no marketing político
EXPM / ESPM
Uma das maiores armas políticas é o uso da mídia eletrônica, principalmente quando falamos sobre TV e Internet. A TV é a mídia que mais se aproxima do cotidiano das pessoas, quase 100% dos lares possuem televisão, por isso seu poder de influência é muito grande; entretanto, por esse alto poder com o grande público seu custo publicitário é alto.
Para se atingir milhões de pessoas é preciso de impacto e freqüência, e com isso, outros milhões de reais; com verbas publicitárias cada vez menores, e com exigência constante por novidades, os publicitários buscam novas mídias.
Entre as mídias tradicionais, assim como a TV, estão o rádio, revista, jornal, outdoor, painéis. Mídias que as pessoas estão costumadas a ver diariamente e muitas vezes nem prestam atenção.
Na busca por novidades e pela segmentação do público, a Internet vem ganhando espaço nos planejamentos, crescendo gradativamente.
O ano de 2005 fechou com cerca de 33 milhões de usuários, sendo 13,2 milhões residenciais. A projeção é que no final de 2006, cerca de 40 milhões de pessoas. Classes A e B tem uma penetração de quase 90%, ao passo que as classes CD possuem juntas, quase 50%. O crescimento se deve muito ao fato das vendas de PCs aumentarem 112% apenas no 1o trimestre de 2006.
O grande diferencial da Internet é que as pessoas estão na frente do computador cerca de 40 a 50 horas por semana; o horário nobre dessa mídia é de 10h às 23h.
Os brasileiros são os recordistas mundiais em horas navegadas, 17h em média por mês. Sites de busca, e-mail, portais de conteúdo são os mais procurados. Através de métricas, é possível criar campanhas focadas para o seu público-alvo, com grau baixo de dispersão. E o mais interessante é que se comparada a mídias tradicionais em relação ao alto impacto, a Internet é uma mídia barata.
Devido as grades de programação das emissoras, as notícias no rádio e na TV têm horário para serem apresentadas. Na Internet não. A rápida atualização, faz com que as notícias estejam em segundos no ar. Efeito real time. Isso está provocando a migração de jornais e revistas para o online. Especialistas prevêem de que em 5 anos, não haverá mais jornais impressos.
A Gazeta Esportiva, tradicionalíssimo jornal de esportes, já apostou nessa tendência. Aposentou sua versão em papel e continua ativa na Internet.
Para empresas, hoje a Internet tem sido muito importante para a construção de marcas, relacionamento, fidelização, mostra de seus portfólios de produtos e vendas.
O Marketing político tem muito a ganhar com a Internet. Os sites de candidatos podem, expor a história, posicionamento, planos e metas de governo, pessoas que apóiam seu governo, seu partido, abrir links para receber mensagens dos eleitores, publicar e realizar pesquisas.
Em época de campanha, onde candidatos usam a estratégia de ataque uns contra os outros, o site é o canal onde o candidato pode se defender.
Na guerra da eleição, a Internet deve ser usada como uma importante aliada estratégica.
Fonte: http://www.expm.org.br/colunas/marketing-politico/a-importancia-da-internet-no-marketing-politico/
Site: http://www.expm.org.br/
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