segunda-feira, 24 de maio de 2010

Eleitores e Redes Sociais interligadas no campo político

Posted on 04. abr, 2010 by Blog Dilma 2010 in Ponto de Vista
Maressa Vieira, Engenheira e Professora.



Uma sábia medida a utilização da internet para o eleitor interagir no cenário eleitoral, quando terá a clara oportunidade de conhecer projetos de campanha de candidatos e, a partir de análise dos mesmos, decidir de forma mais acertada na escolha do representante desse país e dos demais cargos eletivos.

O livre acesso à rede permite o conhecimento, a informação precisa, rápida e em tempo real. A utilização desse mecanismo torna o processo mais próximo do eleitor que, como cidadão quer se manifestar e garantir-se como parte integrante do sistema democrático.

Como internauta, o eleitor participará do desenrolar das próximas eleições e a tecnologia avançada assegura o direito de acompanhar cotidianamente os fatos, debates e pesquisas eleitorais.

Claro que o Superior Tribunal Eleitoral monitorará o espaço para defesa do processo. A permissão da ampla utilização da Internet nas próximas eleições defende o cidadão e sua liberdade de expressão, além do acompanhamento de doações. Dessa forma, cada um pode expressar sua opinião, voz, vontade.
É bom sempre lembrar que a democracia coloca cada representante no seu devido cargo, a partir do voto.

Cada partido ou candidato deve disseminar sua candidatura, propostas para o Brasil e com isso garantir o espaço aberto de circulação do universo digital para emplacar sua campanha através da incorporação da opinião e intervenção popular.

Esse espaço de comunicação favorece ao eleitor uma visão ampla do quadro político em que a comunicação instantânea e compartilhamento de informações e questionamentos sobre candidatos serão possíveis e imprescindíveis nesses tempos em que a mentalidade do eleitor mudou, evoluiu e muito mais exige de seus representantes.

Um ponto importante sobre a forma de acompanhar o momento que antecede as eleições é a pesquisa feita sobre os candidatos, analisando sua vida pública, observando as diferenças entre os que pleiteiam participar do centro do poder em cada estado e no país, com maior nitidez, ou seja, aproximar possibilidade de realização e realidade dos que se comprometem com o país através de debates que ampliem a percepção do eleitor.

Pode-se perceber que a contribuição da internet para esta percepção e despertar de mais eleitores, ainda aprendizes da política brasileira é uma proposta diferente e necessária porque o envolvimento dos eleitores torna o processo mais interessante, conciso e democrático.

Agora, com as redes sociais interligadas ao campo político, o eleitor vai nesse universo digital trazer à pauta discussões nunca antes permitidas, saber como são, o que pensam o que fazem como vivem e como funcionam pessoas que assumem o compromisso de promover, proteger e defender o desenvolvimento do Brasil e da sua gente.

Dessa forma aumentará o grau de confiança do eleitor, ou seja, com a transparência há muito desejada e o acesso democrático ao mundo da navegação possibilita que essa eleição construirá verdadeiramente um novo Brasil, país efetivamente democrático e para todos!

Data 04.04.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário